Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Alunos de 7 a 11 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, viveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (3). Eles participaram de uma vivência sobre a modalidade de futsal, ministrada pelos atletas e equipe técnica do São José Futsal masculino, que representa São José dos Campos em competições oficiais pelo Brasil afora.

O encontro reuniu cerca de 75 crianças do primeiro ao quinto ano. Num primeiro momento, o grupo se reuniu no auditório da escola, onde os atletas puderam contar um pouco da experiência nas quadras. Em seguida, eles responderam a perguntas dos alunos sobre a rotina de treinos, jogos e o dia-a-dia das competições.

“Um dia vocês poderão estar aqui. Acreditem que vocês podem alcançar qualquer sonho”, disse Gabriel Mendonça, de 21 anos, que depois de passar pelo programa Atleta Cidadão, hoje é jogador profissional e um dos destaques da equipe adulta do São José Futsal.

O presidente do clube, Roberto Brandão, ressaltou ser fundamental ter disciplina nos treinos e dedicação aos estudos. “É preciso estudar e ser obediente em casa e na escola”, disse o dirigente, lembrando que o programa Atleta Cidadão, porta de entrada para as equipes competitivas da cidade, recebem crianças de 10 a 18 anos.



Embaixadinhas

Um dos momentos de descontração do encontro foi quando o jogador Vandinho, que iniciou no programa Atleta Cidadão aos 17 anos, foi desafiado pelos alunos a exibir sua técnica. Após atingir a marca próxima a 50 embaixadinhas, as crianças comemoraram a performance como se fosse um gol.

O segundo momento do encontro aconteceu na quadra da escola, quando atletas e alunos puderam compartilhar alguns fundamentos do futsal. “Achei tudo muito legal, eles são muito bons, tô adorando essa oportunidade de poder jogar”, disse Maria Eduarda, 11 anos.


Para o garoto Artur, também de 11 anos, a presença dos atletas na escola pode despertar o interesse de quem não pratica o esporte. “Foi muito bom ter essa experiência com profissionais”, afirmou.


Os encontros dos atletas que representam São José em competições oficiais vão continuar. Na tarde desta terça, no período da tarde, foi a vez das jogadoras do São José Futsal feminino visitarem a mesma escola.

Nesta sexta (4), pela manhã e à tarde, os atletas do São José Rugby vão visitar os alunos da EMEF Prof. Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, no Conjunto Dom Pedro I. E na próxima quinta-feira (10) os alunos da EMEF Professor Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, receberão a visita da equipe São José Ciclismo pela manhã e do São José Wrestling no período da tarde.

A iniciativa dos encontros é fruto de uma parceria entre as secretarias de Esporte e Qualidade de Vida e de Educação e Cidadania.