Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Campeã dos Jogos Abertos do Interior e dos Jogos Regionais em 2022, a delegação que representou São José dos Campos nas duas competições foi homenageada nesta quinta-feira (27) pela Prefeitura, em solenidade realizada no Centro da Juventude, sede da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Coordenadores, atletas e comissões técnicas de todas as modalidades representativas marcaram presença no evento que reuniu autoridades municipais e a equipe técnica da Secretaria, responsável pela organização das equipes.

Durante o evento, com a presença de cerca de 150 pessoas, os coordenadores receberam os troféus conquistados nas duas competições.

Nos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, que teve 184 municípios inscritos em São Sebastião, São José faturou o quarto título seguido – o sexto da história – somando 268 pontos, 65 pontos à frente da segunda colocada, Santos. No total, São José conquistou 14 troféus de campeão, quatro de vice e 12 de terceiro colocado.

Nos Regionais, que pela primeira vez na história foi disputado de forma itinerante, sem sede fixa, São José fechou sua participação com 324 pontos, à frente de Pinda, vice-campeã, com 265 pontos, e Mogi das Cruzes, terceira colocada, com 192. Ao todo, foram 26 troféus de primeiro colocado, oito de segundo colocado e quatro de terceiro.

Para o coordenador do handebol feminino de São José, Francisco Silva, a conquista da cidade pode ser creditada ao forte investimento na base. “O handebol feminino conquistou o título dos Jogos Abertos do Interior na categoria 21 com uma equipe formada por atletas com idade entre 15 e 19 anos. Sem o apoio da Prefeitura não seria possível, pois é a nossa maior mantenedora. Para 2023 a expectativa é fortalecer ainda mais a equipe”, disse.

A atleta Graça Talia, de 19 anos, da equipe de basquete feminino, também valorizou o apoio da Prefeitura. “Estou no programa Atleta Cidadão há quase dois anos e essa foi minha primeira experiência em Jogos Abertos. Para mim foi surreal tudo o que aconteceu, a estrutura que São José tem é maravilhosa, foi essencial para nossa conquista”, disse a atleta, lembrando que o título foi alcançado com cinco vitórias em jogos disputados.



O chefe da delegação joseense nos Jogos, Claudemir Cabral, também destacou a estrutura que a cidade dá aos seus atletas. “Muitos municípios perguntam como é desenvolvido nosso trabalho de base, através do Atleta Cidadão, que é um modelo”, disse.

Ele também agradeceu o apoio da equipe que trabalhou na retaguarda do alojamento em São Sebastião. “Foram 16 dias de um trabalho duro, sem qualquer intercorrência, com uma logística que exigiu dedicação de todos pelas dificuldades de uma cidade extensa”.

E concluiu dizendo que o quarto título consecutivo dos Abertos e o nono dos Regionais comprovam que o trabalho vem dando certo. “Parabéns a todos os coordenadores, atletas e comissões técnicas. É muito bom ser campeão por São José”.