Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Farma Conde Vôlei São José estreia neste sábado (22) na Superliga Nacional de Vôlei Masculino, diante do Vôlei Renata, em Campinas, a partir das 21h30, com transmissão ao vivo do canal SporTV.

Durante o período de treinos desde o encerramento do Campeonato Paulista, a equipe comandada pelo técnico Carlos Schwanke se reforçou com o ponteiro Bruno Canuto, cujo último clube foi justamente o Vôlei Renata.

Para o capitão do São José, Matheus Brasília, a equipe está confiante para o primeiro duelo no torneio nacional. “As expectativas são altas, nosso elenco é qualificado e capaz. Mas temos consciência que é uma competição bastante equilibrada e dura. Vamos fazer nosso melhor para estarmos entre as melhores equipes do país”.

O confronto deste sábado se repetirá pela quarta vez na temporada, uma vez que os times se enfrentaram três vezes pelo Campeonato Paulista em duelos muito equilíbrios e com alto nível de voleibol.

Superliga

O principal torneio do voleibol nacional será disputado de outubro de 2022 a maio de 2023, reunindo 12 clubes de cinco estados diferentes. Os representantes paulistas são o Farma Conde Vôlei São José, Sesi, Suzano Vôlei, Vedacit Vôlei Guarulhos e Vôlei Renata (Campinas).

Os representantes de Minas são as equipes Café Vasconcelos/IMEPAC/ARACOOP Araguari, Itambé Minas (Belo Horizonte), Montes Claros América Vôlei e SADA Cruzeiro (Belo Horizonte), atual campeão nacional. Os demais clubes são o Rede Cuca Vôlei (Fortaleza-CE), Brasília Vôlei (DF) e APAN/Eleva (Blumenau-SC).

A competição será disputada em quatro fases: classificatória, quartas de final, semifinal e final. A fase classificatória será disputada no sistema de ida e volta (turno e returno), classificando-se para as quartas de final as oito equipes de melhor índice técnico na soma dos pontos dois turnos. Nesta etapa, os confrontos serão 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de play-off melhor de três jogos. Os vencedores avançam à semifinal.

Todos os jogos terão transmissão ao vivo, seja pelo SporTV ou pelo serviço de streaming próprio da CBV, o Canal Vôlei Brasil (pay-per-view).

As finais masculina e feminina serão em partida única, em ginásio neutro, e estão previstas para exibição no SporTV e em TV aberta pela Rede Globo.

A equipe do Farma Conde Vôlei São José conta com o patrocínio da Farma Conde, Univap, Americanet, Vinac Consórcios, Poliedro, Pilkington, Rilex Preservativos, Oscar, DM, Beepbeep, Chic Chihuahua e Farma Conde Arena. Apoio de ADC Embraer, Monreale Hotels, Sport Fisio Center, RT Sports e Grupo Policlin. Realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).

Elenco:
Opostos: Michael Sanchez e Renan Gonçalves
Levantadores: Matheus Gonçalves e Gabriel Bieler
Centrais: Johan Marengoni, Michel Saraiva, Gabriel Cotrim e Gabriel Pereira
Ponteiros: Douglas Souza, Rodrigo Leandro, Robert Täht, Bruno Canuto, Lucas Batista e Jardel Oliveira
Líberos: Rogério Batista e Pedro Geferson

Comissão Técnica:
Carlos Schwanke
Renato Lucio Soares Junior
Cristiano dos Santos de Almeida
Miguel Ambrósio Neto
André Tondato da Silva
Fernando Augusto Reginatto Roberto
Felipe Laurentino