Cláudio Ribeiro
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Cancelados em 2020 e 2021 pelo Governo do Estado por causa da pandemia de covid, os Jogos Regionais voltam a ser realizados em 2022. Desta vez, com novo formato de data e sede.

Diferentemente de um evento por cerca de duas semanas, a competição deve ocorrer da segunda quinzena deste mês até o início de setembro. Outra mudança é que não haverá um local fixo para todas os jogos e provas em disputa, tendo em vista a dificuldade de conseguir alojamentos para as delegações.

Enquanto na maior parte das modalidades, principalmente as individuais, haverá disputas concentradas em cidades específicas. Em outras as sedes serão por grupos. Algumas delas, como o futebol, terão partidas de ida e volta, sem necessidade de hospedagem fora de casa.

As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira (9), em São José dos Campos, durante o congresso técnico da 2ª região esportiva, que engloba Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Alto do Tietê e área urbana de Guarulhos. No encontro, que reuniu representantes dos 28 municípios inscritos, foram sorteados os grupos, definidos os sistemas de disputa e indicadas as sugestões de sedes de modalidade, a ser confirmadas pela comissão dirigente dos Jogos Regionais, que posteriormente divulgará o calendário das competições.

São José se candidatou à ser sede da bocha e de duas modalidades de luta - capoeira e karatê. A delegação joseense está inscrita em todas as 23 modalidades e levará o maior número de equipes: 43 no total (22 masculinas, 20 femininas e 1 mista). Quanto à faixa etária, serão 31 na categoria livre e 12 com limite de idade, sendo 10 até 21 anos, 1 até 20 anos e 1 até 16 anos.

Classificam-se o primeiro e segundo colocado de cada modalidade para os Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em São Sebastião no período de 3 a 15 de outubro. A cidade do Litoral Norte foi escolhida para sediar o evento após a desistência de Sorocaba.