Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Centro de Medidas e Avaliação Física (CMAF), mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, aos poucos vai retomando a rotina de atendimentos após um longo período de paralisação por conta da pandemia de covid-19, entre abril de 2020 e setembro de 2021.

Nos primeiros quatro meses do ano foram realizados 3.759 atendimentos gratuitos, número ainda inferior aos 5.233 registrados no mesmo período de 2019, antes da pandemia. No entanto, desde o início de 2022 já se verifica um crescente aumento de demanda mês a mês, passando de 300 agendamentos em janeiro para 1.255 em abril.

Em média, as pessoas são chamadas para avaliação entre 20 a 30 dias após fazer o agendamento pelo aplicativo São José Viva, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iOS e Android. Para se inscrever é fácil: basta preencher os campos com os dados pessoais, escolher um dos três polos oferecidos e aguardar a convocação, que ocorre por meio do email cadastrado.

Cada avaliação dura em média 40 minutos e engloba testes de composição corporal (peso, estatura e dobras cutâneas), análise postural, teste de banco (cardiorrespiratório), teste de flexibilidade, teste de resistência abdominal e teste de resistência de membros superiores.

Antes da avaliação, é recomendável não ter feito atividade física 24 horas antes e ter se alimentado até duas horas antes da sessão, além de evitar a ingestão de bebida alcoólica. Se tiver hipertensão ou cardiopatia, é necessário apresentar atestado médico.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Novo endereço

Desde setembro do ano passado, a unidade norte do CMAF funciona em novo endereço, nas dependências do Parque Alberto Simões, no Altos de Santana. As demais unidades atendem no Centro da Juventude (região sul) e no estádio Martins Pereira (leste).

Além dos polos fixos, também são realizadas ações itinerantes em outras regiões da cidade durante eventos promovidas pela Prefeitura nos bairros.

Polos do CMAF

Sul
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha 131, Jardim América
8h às 12h e 13h30 às 21h30

Norte
Parque Alberto Simões
Avenida Pico das Agulhas Negras, 112, Altos de Santana - Portaria A
8h às 12h e 13h30 às 17h30

Leste
Estádio Martins Pereira
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340, Jardim Jussara - Portão 2
8h às 12h e 13h30 às 21h30