São José dos Campos vai sediar no dia 12 de março o Campeonato Brasileiro Sênior e Cadete de Wrestling, promovido pela Confederação Brasileira da modalidade, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. O evento deve reunir cerca de 350 atletas vindos de todas as partes do Brasil, que irão competir nos estilos livre e greco-romano.

As lutas acontecerão a partir das 8h no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, prosseguindo até o final do dia. Estão programadas 60 finais, que terão transmissão ao vivo do canal olímpico do Brasil a partir das 13h. Serão instalados três tapetes de lutas para a realização de combates simultâneos.

O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flávio Cabral Neves, esteve em São José dos Campos nesta quarta-feira (2) para conhecer o local das competições. Ele disse que a escolha da cidade para receber o evento não se deu por acaso.

“São José hoje é uma referência para o wrestling, os principais atletas do Brasil estão aqui. É uma cidade que apoia e desenvolve muito bem as categorias de base. Uma estrutura como essa não encontramos em outro lugar”, afirmou Neves, que visitou o Teatrão ao lado de Brenda Aguiar e Vinícius Calasans, do São José Wrestling.

A última vez que a cidade recebeu um campeonato nacional de wrestling foi em 2016, na categoria júnior. Já o último Brasileiro Sênior em São José dos Campos aconteceu em 2006.

A equipe São José Wrestling participará do evento com 40 atletas, sendo 21 das categorias de base e os demais da equipe de alto rendimento. Entre os destaques está a atleta olímpica Laís Nunes, que inicia mais um ciclo visando os Jogos de Paris em 2024.

Esta será a primeira competição oficial do ano, classificatória para o Pan-Americano adulto e cadete, programado para Santiago e Buenos Aires, respectivamente.

Protocolo sanitário

O acesso ao público será gratuito, seguindo os protocolos do Plano São Paulo de combate à pandemia de covid-19, como apresentação do esquema vacinal completo e uso de máscara no interior do ginásio. Quem tiver tomado apenas uma dose da vacina deverá apresentar teste negativo do tipo PCR até 48h antes do torneio ou um teste negativo de antígeno realizado até 24h antes.