José Roberto Amaral

Lazer e cuidados com a saúde marcaram este sábado (18) no Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos.

O complexo recebeu, a partir das 9h, o programa Território de Brincar, realizado pela Prefeitura em parceria da Fundação Cultural com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Profissionais da Secretaria de Saúde também participaram com vacinação contra a covid-19

Uma equipe com 15 monitores promoveu atividades como dominó, damas, jogos de encaixar, polibol, quebra-cabeça, mini vôlei, mini basquete, futsal e pintura de rosto, entre outras, garantindo diversão para as crianças e toda a família.

O público também pôde acompanhar a atividade cultural do programa com a apresentação do grupo Cia Caixa de Histórias, que trouxe uma reflexão sobre as memórias vividas e esquecidas em cada um, com o espetáculo “A Casa de Dentro da Gente”.

Atividades de lazer divertiram crianças e adultos. Foto: FCCR/PMSJC

Vacinação

A programação do sábado também contou com posto de vacinação contra a covid-19 instalado pela primeira vez no Centro da Juventude. Também foram feitos testes rápidos de HIV e Sífilis.

Segundo técnicos da Secretaria de Saúde, a ideia foi aproveitar a presença de jovens nos eventos de hoje para ampliar a vacinação e os cuidados com a saúde entre eles.

A faixa etária de 12 a 19 anos tem, atualmente, 74% de cobertura vacinal com as duas doses em São José. Quando considerada a população em geral, esse número sobe para 92%.

A aplicação da vacina começou às 15h, com previsão de se estender até às 21h deste sábado, com a expectativa de se atingir um público de 2.000 pessoas. Foram aplicadas a 2ª dose e a dose de reforço em toda população acima de 12 anos.

Ana Maria Santos Teófilo, 15 anos, moradora do Jardim Portugal, na região sul de São José, aproveitou para tomar a 2ª dose contra o coronavírus. " Meu tio viu a notícia e me avisou. Vou me sentir mais segura..

Já a aposentada Maria de Lourdes Melo, 57 anos, aproveitou a campanha para tomar a dose de reforço. "Moro aqui pertinho. Então, uniu o útil ao agradável", afirmou.

Batalha de MCs

No final da tarde, o público curtiu a batalha de MCs ‘Pavilhão de Rimas (PDR)’, que marca o encerramento das atividades do ano.

Nesta edição de confraternização, a batalha aconteceu em formato bate-volta individual, com Mcs convidados de São José, da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) e também da capital paulista.