Em evento realizado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (13), alunos de quatro escolas estaduais que participaram este ano do programa Cidade Cidadã, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, apresentaram os resultados dos trabalhos para os parceiros e autoridades municipais.

O programa, que conta com a parceria da Diretoria Regional de Ensino, da Polícia Militar e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), estimula os jovens do ensino médio a realizar debates e pesquisas na busca por melhorias nos bairros onde vivem e na área de abrangência das escolas.

Para essa edição foram selecionados cerca de 100 estudantes de quatro escolas estaduais: Moabe Cury (região sul), Geraldina Coelho Monteiro (leste), Elídia Tedesco de Oliveira (leste) e Euclides Bueno Miragaia (sudeste).

Entre os itens apontados estão intervenções em praças públicas, como colocação de bancos, instalação de lixeiras e bebedouro, melhorias na iluminação e no transporte público, restauração de quadras e parquinhos, limpeza, entre outras. Todas as ações são enviadas à Prefeitura em forma de relatórios para análise e possível implantação.

O programa também promove debates de temas relacionados à juventude, como drogas, suicídio, segurança no trânsito, consciência digital, gravidez precoce, além de oficinas culturais e serviços.

Para Priscila Aparecida Dias Salgado, vice-diretora da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, o projeto é muito importante para os alunos na medida em que viabiliza a construção de uma reflexão crítica sobre território e identidade por meio de uma pesquisa participante complexa.

“Os estudantes percebem, em meio ao processo, que são ao mesmo tempo pesquisa e pesquisadores de um estudo social envolvendo a sua própria realidade. Promove o protagonismo juvenil desde o planejamento até a criação de intervenções que partem dos participantes e de toda a comunidade escolar”, disse a professora.

O Inpe também é um dos parceiros do programa. Os alunos puderam participar de oficinas junto ao Laboratório de Geoprocessamento - LABGEO, onde aprenderam a inserir no Sistema de Informações Geográficas - SIG, os equipamentos públicos comunitários, identificados como sendo necessários para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que residem no território estudado.

Para René Antônio Novaes Júnior, coordenador do Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade – LADES/INPE, o projeto é de extrema importância porque aproxima mais os adolescentes da ciência e isso os ajuda a compreender a sua importância para a sociedade.

“Também me deixa feliz perceber que esses jovens, que muitas vezes passam por invisíveis pela condição social a qual pertencem, possam entender que essa energia que eles têm foi capaz de realizar uma tarefa que, segundo eles mesmos disseram, jamais imaginariam que conseguiriam. Para mim é importante ajudar no despontar para essa cidadania ativa”.

Segunda edição

O projeto iniciado em 2019 foi retomado em uma segunda edição em outubro. O grupo que participou das atividades agora passa a atuar como multiplicadores com os demais colegas de escola. O projeto, que tem por base legal o Estatuto da Juventude, é realizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, por meio do Departamento de Programas para a Juventude.