O congresso técnico da Surdolimpíada 2021 será realizado nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, no auditório do Centro da Juventude, região sul de São José dos Campos. Na ocasião, as delegações dos 18 estados brasileiros confirmados terão conhecimento da tabela de jogos da competição, que acontecerá de sábado (4) até a próxima terça-feira (7) em praças esportivas da cidade.

A Surdolimpíada vai movimentar cerca de 800 pessoas, entre atletas e membros de comissões técnicos, que irão disputar 15 modalidades esportivas. A abertura solene do evento, que tem a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, com apoio da Prefeitura, será no sábado (4), a partir das 9h, no novo complexo esportivo do Teatrão, na Vila Industrial, com portões abertos ao público, seguindo os protocolos do Plano São Paulo de combate à pandemia.

A programação prevê jogos no sábado à tarde (badminton, basquete, handebol, vôlei e xadrez), sábado à noite (xadrez), domingo pela manhã (atletismo, basquete, boliche, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia), domingo à tarde (atletismo, basquete, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia), segunda pela manhã (atletismo, badminton, handebol, judô, mountain bike, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia), segunda à tarde (atletismo, badminton, ciclismo de estrada, handebol, karatê, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia) e terça de manhã (ciclismo de estrada, handebol e vôlei). O encerramento será no período da tarde no Teatrão.

O evento é voltado para os surdoatletas brasileiros, vindos de 18 estados, filiados às federações estaduais de desportos de surdos, que disputarão 15 modalidades esportivas. A maior delegação será a do Rio Grande do Sul, com 108 surdoatletas, seguida por São Paulo, com 96.

Também estarão presentes representantes dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Locais de competições

As competições acontecerão nos seguintes locais: atletismo (Centro Poliesportivo João do Pulo), badminton (Clube Orion), basquete (ginásio da AESJ), ciclismo de estrada (Parque Ribeirão Vermelho, Urbanova), handebol (Centro Esportivo Vale do Sol), judô (ginásio da AESJ), karatê (ginásio da AESJ), mountain bike (Parque Alberto Simões) natação (ginásio da AESJ), taekwondo (ginásio da AESJ), tênis de mesa (Master Pong), boliche (Vale Sul Shopping), vôlei (Teatrão), vôlei de praia (Thermas do Vale) e xadrez (Centro da Juventude).