Solta o play DJ. Jovens de São José dos Campos iniciaram nesta terça-feira (5) o primeiro curso de qualificação profissional de DJ oferecido pelo Qualifica São José, no Centro da Juventude. Ao todo, 60 jovens entre 17 e 29 anos irão participar das aulas divididos em 15 turmas, com quatro alunos cada.

Seguindo protocolos de saúde, as aulas são ministradas com distanciamento social, álcool em gel e uso obrigatório de máscaras. No primeiro dia de aula, jovens participantes do curso destacaram a importância do fomento cultural e do acesso aos conteúdos e equipamentos para o aperfeiçoamento profissional.

O assistente de arte Peterson Soares, 24 anos, que já atua como DJ há cerca de seis anos, pretende se profissionalizar. Ele conta que a vida noturna e as baladas despertaram seu interesse pela profissão. “Quando eu comecei só tinha a internet para me ajudar a aprender. Achei muito legal essa iniciativa. É um fomento cultural necessário e que pode revelar novos talentos”, disse.

Peterson pretende aperfeiçoar suas técnicas e produzir novos tipos de sons. “Esse curso dá a oportunidade de aprender as técnicas e produzir novos conteúdos musicais, sons fora da caixa. É o pontapé inicial para as coisas acontecerem”, disse.

O estudante de história, Matheus Batista, 21 anos, morador do São Judas Tadeu, fez sua estreia no mundo da mixagem musical. “É meu primeiro contato com essa área que eu gosto e enxergo bastante potencial profissional”.

Fã de David Guetta, Matheus vai se dedicar para dominar técnicas de mixagem e produzir seu próprio som.

Carga horária

O curso terá duração de seis meses, com carga horária semanal de duas horas e total de 48 horas por turma. O curso tem o objetivo de qualificar e proporcionar aos jovens uma nova opção de renda, sobretudo nesta fase pós-pandemia.

Durante o curso, os estudantes irão aprender os fundamentos da profissão, manuseio dos equipamentos, além de técnicas de mixagem, sincronização e criação de repertórios. Ao final do curso o aluno receberá um certificado de qualificação pelo programa Qualifica São José.