As equipes de vôlei masculina e feminina do Programa Atleta Cidadão foram as primeiras a treinar nesta segunda-feira (27) no novo complexo do Teatrão, na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos. E como não poderia deixar de ser, a garotada aprovou aquele que passou a ser o novo centro de treinamento das equipes mantidas pela Prefeitura, nas suas diferentes modalidades.

“Adorei, achei tudo lindo, é muito grande, muito diferente do antigo. A gente vai conseguir treinar muito bem aqui, vai ser muito importante para a evolução do time. No ginásio maior as pessoas vão querer ver a gente, ver como o vôlei feminino evoluiu, inclusive as categorias mais novas”, disse Maria Júlia de Abreu Lima, 13 anos, que pertence à equipe sub-14.

“A primeira coisa que eu pensei ao entrar aqui foi imaginar a gente jogando e as pessoas assistindo, torcendo por nós, será muito legal”, disse a jovem, que está no programa desde 2017.

Isaque Camargo, 13 anos, também ficou impactado com o que viu. “É tudo muito bonito, minha mãe vinha aqui quando era pequena e falou que mudou muito ao ver as fotos. Treinar aqui vai ser muito bom, e jogar será melhor ainda, principalmente ver os amigos e parentes vibrando por nós nas arquibancadas”.

Caio Ferreira, 12 anos, também não vê hora disso acontecer. “Deve ser gostoso ver a torcida aqui vendo a gente jogar”.

A ocupação dos espaços pelas equipes do Atleta Cidadão se dará por etapas e serão priorizadas as que já se encontram em competição. No caso específico do vôlei, será possível levar um maior número de atletas porque as dimensões da nova quadra permitem que duas equipes treinem no local ao mesmo tempo.

A coordenação do programa ainda está definindo a grade de programação das modalidades, mas a expectativa é que dentro de dois meses a maioria das equipes, especialmente as que praticam os esportes de quadra, já esteja utilizando o novo centro de treinamento.

Estrutura

Totalmente reformado pela Prefeitura, o novo Teatrão conta com vestiários para duas equipes e árbitros, dojô para treino de lutas, salas para boxe e tênis de mesa, academia, fisioterapia, departamento médico, refeitório, lanchonetes, cozinha, lavanderia, sala para controle de dopagem, espaço multiuso, posto policial e administração, além de camarins para futuros eventos.

A quadra do Teatrão conta com piso flutuante de madeira. O complexo tem capacidade para receber 4.000 torcedores sentados, mas devido à pandemia o acesso de visitantes está proibido. O centro de treinamento conta com 22 salas que serão ocupadas por atletas, coordenação das modalidades e profissionais de apoio. Também será instalado um polo do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física).

Além de ser a nova casa do programa Atleta Cidadão, o complexo pode também ser utilizado em jogos e treinos das equipes de alto rendimento da cidade apoiadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.