Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As 178 academias ao ar livre de São José dos Campos, instaladas em praças, áreas verdes, parques municipais, centros comunitários, esportivos e poliesportivos, foram reabertas para a prática de exercícios físicos na última segunda-feira (13). As atividades ficaram suspensas por cerca de um ano e meio em razão da pandemia.

Por meio do programa Cidade em Movimento, da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, educadores físicos retomaram as orientações à população sobre o uso dos equipamentos e por meio de aulas de alongamento.

Dona Ana Rosa dos Santos, 74 anos, sempre foi frequentadora assídua da academia ao ar livre do parque Vicentina Aranha e ficou feliz com a retomada das atividades. “Fez muita falta. Eu tentava fazer em casa o que aprendi com os professores. Eu vou vir todos os dias para ficar feliz todos os dias. Isso é qualidade de vida. A gente necessita disso porque nos proporciona alegria para viver”.

Segundo ela, a prática esportiva monitorada é um incentivo para uma vida melhor e mais alegre. “Eu aprendi a gostar de mim praticando atividade física. Já começo meu dia muito feliz. Isso traz alegria para viver e quero proporcionar o melhor para mim. Eu costumo dizer que não tenho idade, eu tenho vida.”

A miss terceira idade, Ana Maria Mealheiros, 67 anos, também não abre mão das atividades realizadas na academia ao ar livre. “Melhorou minha saúde. Superei a minha depressão com esse contato com a natureza e com as pessoas. Faz bem para o meu corpo e para a mente. Consegui curar muita coisa aqui e não quero parar nunca.”

O programa

O programa Cidade em Movimento promove acompanhamento regular dos cidadãos que utilizam os equipamentos com professores, com o objetivo de evitar lesões e acelerar a evolução física de maneira saudável.

As academias possuem equipamentos de ginástica como surfe, remo, alongador, rotação vertical e dupla diagonal, pressão de pernas, multiexercitador, esqui e simulador de caminhada e cavalgada. O acompanhamento dos professores do Cidade em Movimento acontece atualmente em dois períodos: entre 7h e 9h e das 17h às 19h.