Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As aulas e atividades esportivas destinadas à comunidade, suspensas há um ano e meio devido à pandemia de covid-19, foram retomadas nas 59 unidades da Prefeitura nesta segunda-feira (13). Para garantir o retorno seguro das atividades, as aulas seguem protocolos sanitários como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

No Centro da Juventude, o retorno das atividades movimentou o local. As aulas do circuito funcional levaram cerca de 65 pessoas, divididas em três turmas.

Aluna do circuito funcional desde 2016, a artesã Rosângela Santana da Silva Oki, 50 anos, voltou motivada para as aulas. Durante a pandemia, ela se exercitou em casa, mas afirmou que as aulas presenciais são mais estimulantes. “Quando estamos treinando com outras pessoas, temos uma motivação maior. Ter a orientação de uma profissional qualificada é outro incentivo'.

Rosângela, que já tomou as duas doses da vacina, afirmou que os procedimentos adotados nas aulas, como o uso de máscara e álcool em gel, toalha individual e o distanciamento, já fazem parte da rotina e não interferem nas aulas.

Para Priscila Alves dos Santos Torres Szueler, 35 anos, a volta às aulas representa uma terapia. Aluna do circuito desde 2017, ela sentiu falta das aulas durante a pandemia. “Aqui é uma terapia para o corpo e a mente. Eu volto relaxada para casa”.

Segundo ela, o treino diário é um estímulo para começar o dia bem. “É o start necessário para iniciar o dia com energia.”

Modalidades

Entre as atividades gratuitas oferecidas para a comunidade nas unidades esportivas estão alongamento, basquetebol, caminhada/corrida, condicionamento físico, dança, futebol, futsal, ginástica, hóquei, mini jogos, handebol, taekwondo, judô, karatê, natação, boxe, jiu-jitsu, tênis de campo, voleibol, entre outros, além de 11 modalidades oferecidas ao público PCD.



O retorno foi liberado para alunos que frequentavam as atividades regulares até março de 2020 e que já fizeram a rematrícula presencial nas próprias unidades. Até o momento, cerca de 6.000 alunos se inscreveram nas 39 modalidades esportivas disponíveis. A rematrícula segue aberta até o dia 1º de outubro.

Interessados na prática de atividade física gratuita podem fazer a pré-inscrição por meio do aplicativo São José Viva, onde é possível verificar os dias, horários e vagas disponíveis nas unidades mais próximas de sua residência. O chamamento ocorrerá assim que as novas vagas forem disponibilizadas.