Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, está com vagas abertas nas modalidades de xadrez e damas, para nascidos de 2001 a 2010, de ambos os sexos.

As seletivas acontecem até o final de setembro, às terças (damas, das 14h às 16h) e quintas-feiras (xadrez, das 16h às 17h), no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América).

Para participar, basta ter o conhecimento básico da modalidade escolhida, apresentar um documento com foto e o comprovante de residência. A coordenação do programa está visitando escolas públicas e particulares da cidade para divulgar a realização das seletivas, que tem o objetivo de formar as equipes que deverão representar a cidade nas competições oficiais.

O treinador da equipe de xadrez, Daniel Pereira da Silva, disse que a composição das equipes está começando praticamente do zero, pois em razão da pandemia, os treinos serão reiniciados agora após um ano e meio sem qualquer atividade.

“A proposta é selecionar de 10 a 12 atletas para o reinício dos treinos”, disse Silva, salientando que no momento não há competições previstas na programação da temporada até o final do ano.

Uma das remanescentes da equipe do ano passado é Larissa Stephanie do Amaral Mendes, de 18 anos, que durante a pandemia foi obrigada a recorrer à prática do xadrez online para seguir nos treinos. “Minha meta agora é me preparar para disputar o Campeonato Paulista e o Brasileiro no ano que vem”, disse Larissa, que tem no currículo o título de campeã paulista escolar.

A princípio, os dias e horários dos treinos serão às terças e quintas, das 14h às 16h, no entanto, poderão ser abertas novas turmas em horários diferenciados se houver demanda.

Mais informações sobre as seletivas podem ser obtidas pelo telefone (12) 3932-8641/8625.