Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Neste sábado (21), os 60 campos de futebol de São José dos Campos espalhados por todas as regiões da cidade serão reabertos para a prática esportiva, após um ano e cinco meses interditados devido à pandemia de covid-19.

Neste período, embora os campos não pudessem ser utilizados, a Prefeitura os manteve em bom estado de conservação, realizando manutenção preventiva, roçadas periódicas e reformas estruturais em alambrados, vestiários, bancos de reservas e demais espaços de uso comum.



O campo do Itapuã, no residencial Galo Branco, região leste da cidade, foi um dos que foram inteiramente reformados neste período. Lá, a Secretaria de Manutenção da Cidade, através da subprefeitura de Eugênio de Melo, promoveram uma total modernização na infraestrutura, atendendo as solicitações das agremiações que utilizam o espaço para a prática esportiva.

Entre as melhorias executadas estão a readequação dos bancos de reservas; afastamento do alambrado lateral próximo aos bancos; implantação de dois pontos de água para irrigação do gramado; ampliação na área do vestiário; pintura geral do prédio, paredes, grades, portões, bancos e madeiras; manutenção elétrica e hidráulica; adubação do gramado; implantação de piquetes de madeira; plantio de 65 mudas de árvores e aplicação de uma camada de areia média lavada em todo o campo.

Protocolo sanitário

Todos os campos foram autorizados a reabrir neste fim semana, porém mediante rígido protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19. Só está permitida a realização uma partida de futebol por período, ou seja, somente um jogo no sábado de manhã, um no sábado à tarde, um no domingo de manhã e um no domingo à tarde.

Não poderão ser realizados eventos que estimulem aglomerações, como campeonatos, torneios e confraternizações, bem como está proibida a utilização das churrasqueiras e bebedouros. Para o público que acompanhar as partidas, será obrigatório o uso de máscara e deve ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 metro para evitar aglomeração.

Os participantes deverão ainda apresentar uma declaração da ausência de sintomas de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, perda de olfato ou paladar. Aqueles que responderem positivamente a esses sintomas serão considerados suspeitos de portarem covid-19 e deverão ser impedidos de participar das partidas.