O lutador Edvanilson Conceição de Jesus, da equipe São José Wrestling, é um exemplo de que a perseverança e a dedicação ao esporte são pontes seguras que podem levar o atleta à realização de um sonho. Aos 21 anos, ele foi escolhido pela lutadora joseense Laís Nunes como seu parceiro de treino (sparring) e fará parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Desde o início da semana, Laís e Edvanilson estão no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, para a etapa final de preparação para a competição.

Edvanilson é do interior de Sergipe e veio para São Paulo em 2015 para buscar uma melhor oportunidade, pois pensava em estudar. Em 2016, iniciou no projeto social da Assecre, foi quando conheceu o esporte e não parou mais de evoluir.

“Nesse mesmo ano já fiquei em segundo lugar no Campeonato Paulista e conheci a Laís. Devido à pandemia, com a academia fechada, passei a treinar com a Laís na casa dela”, lembra o atleta, que em 2018 passou a fazer parte do programa Atleta Cidadão e em 2019 foi campeão brasileiro júnior.

Trajetória

Não por acaso Laís escolheu Edvanilson como seu parceiro de treino. Ambos têm uma história de vida parecida e esse fator, além do talento do garoto, foi determinante para opção da atleta joseense.

“Assim como eu, ele é um menino que saiu muito jovem de sua cidade, no interior de Sergipe, aos 15 anos. Eu o conheci no projeto de base, assim que ele entrou. Logo em seguida começou a treinar com os atletas do alto rendimento”, conta Laís.

Assim que Laís iniciou o ciclo olímpico, em 2017, logo depois de disputar sua primeira Olímpiada, no Rio-2016, Ed foi seu principal parceiro de treino.

“Ele me ajudou muito no ciclo olímpico, me deu suporte de treinamento, isso conta muito pra mim. Treinou comigo durante a pandemia, a gente treinava duro na minha casa. É um menino esforçado, tem muito talento, não reclama de nada. O atleta tem que ser perseverante, tem que querer, buscar seu objetivo”, acrescenta Laís.

Além da identificação pessoal, Laís destaca a contribuição do atleta para sua evolução. “Eu evoluí bastante como pessoa e como atleta. Ter escolhido o Ed foi uma forma de agradecer e honrar esse compromisso que ele teve nesses quatro anos”.

A lutadora acredita que a presença dele no Time Brasil em Tóquio possa ser um incentivo a mais para a sequência de sua carreira. “Eu tive a oportunidade de participar do programa jovens promessas do COB para as Olimpíadas de Londres e quando eu disputei a primeira Olimpíada em 2016 já estava mais preparada e mais consciente do que me esperava. Eu tenho certeza que o Ed vai aproveitar essa experiência e espero que um dia ele esteja competindo a sua própria Olimpíada”.

Honra

Para o atleta, ser escolhido como sparring de Laís e poder viajar com o Time Brasil para Tóquio é uma honra. “Poder ver de perto os principais atletas do mundo, pessoas que eu admiro, não tem preço. Fico imaginando assistir a luta desses grandes atletas parece até um sonho”, comentou.

Para Brenda Aguiar, coordenadora do wrestling do programa Atleta Cidadão, o exemplo de Edvanilson é um inventivo para os atletas que almejam projeção no esporte.

“É gratificante ver a evolução dele como atleta da modalidade, conquistando o espaço cada dia mais, pois sempre foi muito dedicado e focado”, concluiu.

Compromissos

Antes de se juntar à delegação brasileira que viajará para o Japão, Edvanilson tem outro desafio pela frente. Ele defende o São José Wrestling no Campeonato Brasileiro Sub-23, que acontecerá em Sergipe, de 10 a 13 de julho.

Além de Laís, o wrestling do Brasil será representado nos Jogos Olímpicos por Aline Silva e Eduard Soghmonyan. Nos Jogos, a modalidade acontece de 31 de julho a 7 de agosto. Aline Silva (categoria 76kg do estilo livre) e Eduard Soghomonyan (130kg do estilo greco-romano) competem no primeiro dia do torneio. Laís Nunes (categoria 62kg do estilo livre) luta no dia 2 de agosto. A modalidade concede 72 medalhas nos Jogos Olímpicos.