Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Nove atletas da equipe de taekwondo de São José dos Campos estão em Cancun, no México, para a disputa de duas competições: o Campeonato Pan-Americano da modalidade, que será nesta quinta (3) e sexta-feira (4), e o México Open, de sábado (5) até terça-feira (8).

O Pan-Americano reunirá a elite da modalidade do continente americano e vale 40 pontos no ranking mundial. Será praticamente o último degrau da fase de preparação para os atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Open é um torneio aberto a todos os atletas de qualquer continente e vale 10 pontos no ranking mundial.

No Pan-Americano a seleção brasileira será formada por 26 atletas, com destaque para o trio Milena Titoneli (até 67 kg), Edival Marques Pontes (até 74 kg) e Ícaro Miguel (até 87 kg), que vão representar o Brasil na Olimpíada.

Seleção

Cinco atletas joseenses, que defendem a equipe Liga Vale/São José, integram a seleção no Pan, entre eles o medalhista olímpico no Rio em 2016, Maicon de Andrade (categoria acima de 87 kg). Os demais representantes de São José no torneio são Willian Ribeiro (até 63kg), Henrique Silva (até 68 kg), Julia Herculano (até 67 kg) e Letícia Eberle (até 46 kg).

Já no torneio México Open, São José terá mais quatro representantes: Flávio Marques (até 54 kg), Matheus Bartolo (até 54kg), João Miguel (até 74 kg) e Pedro Almeida Costa (até 58kg).

O Pan-Americano terá a participação de 128 atletas em nove categorias no masculino e no feminino. As lutas serão disputadas em três rounds de dois minutos.

Respeitando um rígido protocolo sanitário, a competição ocorrerá em formato de bolha, sem presença de público e com deslocamentos restritos. Todas as lutas ocorrerão no mesmo hotel no qual as delegações estão hospedadas.

A equipe de taekwondo Liga Vale/São José tem o apoio da Prefeitura, por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp.