O Dia do Desafio chega a sua 27ª edição nesta quarta-feira (26). Devido à pandemia de covid-19, pelo segundo ano consecutivo não haverá a tradicional disputa entre cidades e nem o estímulo à prática de atividades coletivas que possam gerar aglomeração.

No entanto, as prefeituras estão sendo incentivadas a reforçar junto à população o conceito da importância de se adotar um estilo de vida ativo e saudável, despertando para a prática regular de atividades físicas e esportivas como um hábito essencial para a saúde.

Considerada a maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida, o evento deste ano propõe o conceito “Atividade física: Bom para mim! Bom para todos!”.

A ideia é que nesta quarta-feira, seguindo o modelo que incentiva a promoção de ações no ambiente digital, as pessoas compartilhem os desafios em suas redes sociais, utilizando #DiaDoDesafio #ChallengeDay #DiadelDesafio. Podem ser vídeos e fotos com práticas de atividade física, bate-papos, relatos de experiências e boas práticas relacionadas à importância da prática de esportes e atividades físicas.

Como começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em São José

São José dos Campos participa do Dia do Desafio desde 1995. Em 2017, a cidade mobilizou 270.026 pessoas (42,87% da população), em 2018, 236.831 (38%) e em 2019, 267.470 (42,46%). No ano passado, a atividade ocorreu de maneira virtual devido à pandemia, situação que se repetirá este ano.