Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A triatleta joseense Tamyê Fagundes, de 15 anos, foi destaque na primeira etapa da 14ª Copa Brasília de Triathlon, disputada no último domingo (9), na capital federal. Competindo na modalidade sprint, ela terminou em segundo lugar na sua categoria (14 a 16 anos) e em 13º no geral feminino.

Em sua primeira prova no ano, Tamyê esteve próxima de vencer a sua categoria, ficando apenas 5 segundos atrás da primeira colocada, concluindo as três modalidades em 1h24min46seg. Ela venceu a concorrente nas parciais de natação, com o tempo de 17min15seg, e de corrida, com 27min11seg, mas perdeu no ciclismo, marcando 40min20seg.



A Copa Brasília de Triathlon terá 4 etapas. As próximas estão marcadas para os dias 13 de junho, 3 de outubro e 14 de novembro. As disputas acontecem nas modalidades sprint (750 metros natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) e olímpico (1500 metros natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida).

​“A prova de Brasília não foi fácil, por conta do voo que eu perdi cedo, só consegui chegar 1h manhã em Brasília e dormi muito pouco. Estava com o psicológico meio ruim, mas foi uma ótima prova, disputada do começo ao fim. Fiquei super feliz com o resultado, segundo lugar com 5 segundos de diferença para o primeiro. Foi uma vitória pra mim, superei todas as minhas expectativas e estou ansiosa para melhorar”, disse Tamyê, que é apoiada pela Prefeitura, por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).



Atrás do sonho

Competindo há pouco mais de dois anos, a atleta deu suas primeiras braçadas em provas de maratonas aquáticas no mar. “Fiquei encantada com a experiência. De duas vezes por semana comecei a treinar todos os dias. As competições foram um sucesso, sempre estava no pódio e fui campeã paulista na prova de 2 km no mar”, lembra.

Os treinos passaram a ser mais intensos, foi quando começou a intercalar com atividades de funcional e corrida, para ajudar no desempenho das provas. “Fiquei apaixonada pela corrida e participei de provas de aquathlon no circuito mares, onde nadava 1 km e corria 5 km. Como só pessoas mais velhas participavam dessa prova, entrei na categoria até 30 anos e sempre estava no top 5 ou em primeiro da categoria. Assim, fui campeã do aquathlon”.

Quando conheceu o triathlon, ficou seduzida. “Assisti uma prova de triathlon do XTerra e a adrenalina de três esportes me encantou. Com o incentivo do meu técnico fiquei com muita vontade de entrar nesse esporte, porém o triathlon é muito caro e minha família não tinha condições de bancar”.



No entanto, com ajuda da família, no Natal de 2018 comprou a sua bike de triathlon e em março de 2019, participou da primeira prova do K10 sport. “Tive muito incentivo do meu técnico (Lucas Vilhena) e da Sumaya, ciclista profissional, que me ensinou tudo sobre a bike”, conta a atleta, que defende a equipe LV Triathlon, de São José dos Campos.

No final de 2019, ela disputou pela primeira vez uma etapa do circuito brasileiro em Florianópolis, sendo campeã na sua categoria. E em 2020 começou a representar a cidade se São José dos Campos através da LIF (lei do incentivo fiscal). “Tenho muito orgulho de representar minha cidade”, diz a atleta, que faz 16 anos em junho.



Para este ano, com a volta ainda gradativa das competições, por conta da pandemia de covid-19, ela acredita que continuará competindo em alto nível. “Espero corresponder às expectativas de todos que me apoiam e torcem por mim”, concluiu.