Nei José SantAnna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos deu o pontapé inicial para a retomada no município do programa Agita São José, seguindo as diretrizes do programa Agita São Paulo, implantado pelo governo do Estado há 25 anos e considerado modelo de referência em projetos de intervenção para promoção da atividade física.

Criado com o objetivo de combater o sedentarismo, o Agita - coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – envolve hoje mais de 100 organizações públicas e privadas.

Em São José, o programa será coordenado pelas secretarias de Esporte e Qualidade de Vida e Saúde. A iniciativa pretende levar para a população a mensagem da importância de uma vida mais ativa e saudável em casa, no trabalho e no tempo livre, por meio de ações permanentes que podem ser executadas em qualquer ambiente, na rua, nas praças ou em equipamentos de esportes e lazer.

Nesta nova fase, o projeto começou a ser desenhado a partir de uma primeira reunião envolvendo representantes das secretarias de Esportes e Saúde. A proposta é relançar oficialmente o programa no município no dia 6 de abril, Dia Mundial e Municipal da Atividade Física, provavelmente de forma virtual, em razão da pandemia.

A iniciativa tem por objetivo estimular a população a praticar atividade física de intensidade leve e moderada diariamente, por ao menos 30 minutos. Eventos pontuais poderão ser realizados durante o ano, no entanto, em razão da pandemia e diante da necessidade de se evitar aglomerações, essas atividades só serão programadas em um momento mais apropriado.

Benefícios

Segundo a coordenação do programa, o estilo de vida da população brasileira é responsável por 54% do risco de morte por infarto e 50% do risco de morte por derrame cerebral, que são as principais causas de óbito nos dias de hoje.

A mensagem que o programa quer trazer é que a simples mudança para um estilo de vida ativo (realizando pelo menos 30 minutos de atividade física por dia na maior parte dos dias da semana) reduz em 40% o risco de morte por problemas cardiovasculares.

Entre os benefícios estão o controle o peso corporal, a diminuição da pressão arterial, a melhora na mobilidade articular, melhora na resistência à insulina, melhora na força muscular, aumento da densidade óssea e da resistência física.

Como forma de divulgar a mensagem do programa a Prefeitura também pretende envolver as escolas, empresas e os idosos, para que sejam propagadores da importância de se buscar uma vida mais ativa e saudável.