Nei José Sant Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, começou a retomar as atividades na temporada 2021, seguindo rígido protocolo sanitário em face na pandemia de covid-19. As equipes estão retornando por etapas, de acordo com uma escala de dias e horários pré-estabelecida pela coordenação do programa.

A maioria das modalidades já iniciou as atividades apenas com os atletas remanescentes de temporadas anteriores. No momento, só estão autorizados a retornar os atletas acima de 16 anos, devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis. Cerca de 420 atletas se enquadram nos critérios do protocolo.

A coordenação do programa elaborou um protocolo detalhado, com base nas diretrizes da OMS, do Plano São Paulo, nos protocolos das federações e
aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, para informar e organizar a volta aos treinamentos, visando a segurança dos atletas, comissões técnicas e familiares.

A preparação inclui a educação e conscientização dos atletas e profissionais, avaliação e adaptação do ambiente esportivo com relação ao distanciamento social e o protocolo sanitário disposto.

O cronograma prevê, na primeira semana, a capacitação técnica, anamnese e adaptação dos locais de treinamento, envolvendo coordenadores e gestão, comissões técnicas, atletas e pais.

A partir da segunda semana, os atletas retornam aos locais de treinamento de sua modalidade, dando início aos trabalhos de condicionamento físico e gestos técnicos específicos de cada modalidade. As atividades de contatos estão suspensas e os treinos terão o tempo e dias reduzidos para melhor adaptação dos atletas.

O programa

O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva financiado com recursos do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). Conta atualmente com 1.387 atletas de 8 a 20 anos, divididos em 25 modalidades (mais de 1000 categorias). Também fazem parte do programa cerca de 140 profissionais, entre membros das comissões técnicas e da equipe multidisciplinar, que inclui fisiologistas, nutricionistas, psicólogas e orientador pedagógico.

Devido à pandemia, as seletivas para ingresso de novos atletas ao programa estão suspensas.