Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A seletiva de tênis de mesa para os Jogos Regionais do Idoso, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos na manhã deste sábado (29), mostrou o poder que o esporte tem: benefícios para a saúde física e mental, estímulo à convivência, ao respeito e de ainda resgatar a prática de uma modalidade que estava de lado há 20 anos.

Foi o caso do senhor Isamo Miashiro, de 76 anos, adepto desde a adolescência aos esportes. Ele acordou cedo para participar da seletiva. “Comecei a jogar tênis de mesa na minha adolescência. Numa época em que, se perdia, tinha que esperar 30 minutos para jogar novamente. Também sempre gostei de futebol e atletismo, mas machucam muito”, disse o morador do bairro Jardim América, na região sul de São José dos Campos.

“Fazia mais de 20 anos que não jogava tênis de mesa. Fiquei sabendo da seletiva, comecei a treinar, fiz os exames médicos pra saber se estava tudo bem e vim participar”, contou.

Questionado sobre a expectativa de conseguir uma vaga nos Jogos do Idoso, Miashiro dá uma lição de vida. “Não preciso nem ganhar, só de estar aqui já é uma vitória. Com saúde, conhecendo pessoas novas”, completou.

O tênis de mesa também gerou diversos benefícios para a moradora do Jardim Satélite, na região sul, Vera Lúcia de Oliveira Lopes, de 71 anos. “Sempre pratiquei esportes, nado, remo, vôlei, mas o tênis de mesa entrou mais tarde na minha vida, há 10 anos”, afirmou Vera, que apesar de estar na categoria acima de 70 anos, participou em uma categoria abaixo.

Participam das disputas atletas dos naipes masculino (a partir de 70 anos) e feminino (categorias de 60 a 69 anos e acima de 70). “Como só pode um atleta por categoria, estou tentando em uma abaixo para a minha amiga que também tem mais de 70 conseguir ir na nossa”, disse Vera, que também é frequentadora da Casa do Idoso Sul.

“Treino seis vezes na semana, na Casa do Idoso, em uma academia e numa associação nikkey. Agora só fico no tênis de mesa, não gosto de academia e ele é um exercício completo. Estimula o raciocínio, agilidade. É melhor que palavra cruzada [risos]”, completou.

Além da seletiva do tênis de mesa, já foram realizadas as de natação, dominó, atletismo, buraco e xadrez. Os classificados vão representar as equipes joseenses na luta pelo 10º título na 24ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, que serão realizados de 18 a 22 de abril, em São Sebastião.