Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Basketball enfrentou o Rio Claro na sexta-feira (24) à noite, na casa do adversário, saindo derrotado por 92 a 78. Diante de um adversário que em nenhum momento perdeu a regularidade na quadra, a equipe joseense não teve chance de se recuperar no NBB (Novo Basquete Brasil), onde está em 15º lugar, com três vitórias e 16 derrotas em 19 partidas.

O São José equilibrou o placar somente no segundo quarto do jogo, que teve empate em 20 a 20. Nos demais, o adversário foi superior, vencendo o primeiro quarto por 22 a 15, o terceiro por 23 a 19 e o último por 27 a 24. A partida terminou em 92 a 78, com 14 pontos de vantagem para o Rio Claro, que é o 10º colocado no NBB.

Confronto direto

Em penúltimo lugar na competição, a Águia volta a jogar em São José na quinta-feira (30), às 20h, no Ginásio Linneu de Moura, na região central. O adversário será o Basquete Cearense, que está em 14º lugar, com apenas três vitórias, assim como o São José, mas tendo dois jogos a menos.

A vitória joseense será importante na tentativa de reação no NBB diante de um adversário direto por uma das 12 vagas nos playoffs que serão realizados após o encerramento da primeira fase. A equipe dirigida pelo técnico Paulo Jaú ainda tem 11 jogos para tentar ultrapassar os times do Bauru, Brasília e Basquete Cearense, que a separam dos playoffs.

Contra o Rio Claro, o São José iniciou com Figueredo (12 pontos), Mariani (16), Morillo (13), Rafa (20) e Lupa (4). Depois, entraram Duda Machado (2), Ambrosino (0), Sergião (8), Léo Eltink (2), Matheus Eugeniusz (1) e Jean (0).

O NBB reúne as 16 principais equipes de basquetebol do país. O São José Basket é apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).