Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O auditório do Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, será ocupado nesta quarta-feira (4), às 19h, por atletas que ajudam a cidade a ser uma força nacional no esporte.

O espaço será palco para a 38ª edição da Medalha José Friggi, tradicional premiação ao mérito esportivo joseense, realizada pela Prefeitura.

Ao todo, serão 86 congratulados, com medalhas, diplomas, entre eles dirigentes e gestores esportivos, atletas de base e de alto rendimento, PCDs (Pessoas com Deficiência), atletas idosos, técnicos e membros da imprensa esportiva.

Na solenidade, serão diplomados 31 personalidades do esporte joseense e premiados 55 atletas com o troféu de Mérito Esportivo pelas suas atuações em 2019.

Serão realizadas ainda 21 homenagens póstumas. Todos os nomes foram escolhidos dentro de critérios técnicos por uma comissão especial da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

História

A Medalha José Friggi, que chegou à 38ª edição, foi instituída em março de 1979, pela lei municipal 2.144. Desde então, uma comissão indica os melhores do ano, entre atletas, dirigentes, técnicos e pessoas que contribuíram para o esporte de São José dos Campos.

O prêmio é uma homenagem a José Friggi, falecido em 24 de dezembro de 1978. Por ser um entusiasta do esporte e uma pessoa de respeito na comunidade, ele recebeu como homenagem póstuma a denominação da honraria.