Wagner Matheus

Assim como vem ocorrendo há 22 anos, chegou a vez dos alunos das turmas de danças deste ano, das unidades esportivas da Prefeitura de São José dos Campos, se reunirem para apresentar um grandioso espetáculo para os familiares e amigos. Isto está acontecendo desde sexta-feira (18) e prossegue até este domingo (20).

A 23ª Mostra de Ginástica, Dança e Terceira Idade irá reunir, em doze apresentações, os 1.123 alunos que fazem aulas de dança nas unidades municipais. O grupo é formado por alunos desde 6 anos até a terceira idade. Neste ano, o espetáculo tem como tema Terra Brasil.

Terra Brasil abrange momentos importantes da história da colonização brasileira, partindo dos indígenas e da chegada dos portugueses, em 1500, da extração do pau-brasil, passando pela escravatura, pelo cultivo do algodão, cana-de-açúcar, café e soja, pelos ciclos da borracha e do cacau, pela extração dos minérios, chegando à imigração e a outros momentos importantes da história, tudo com foco na importância da terra.

O tema do espetáculo foi definido por votação no ano passado e, ao longo deste ano, coube a cada professor de dança criar a coreografia e os figurinos de suas turmas e promover os ensaios até o fechamento com a apresentação. Neste ano, cada aluno escolheu quatro ou cinco pessoas para entregar os ingressos.

A Mostra está sendo realizada no Teatro Municipal, na região central da cidade. Como o número de convidados para o evento é muito grande, estão sendo feitas duas apresentações a cada noite.

Com duas apresentações diárias, a primeira fase da Mostra terá um total de seis apresentações. Cada aluno dança duas vezes. Também para atender a todos, a Mostra Terra Brasil volta, com novos alunos, em seis apresentações, de 22 a 24 de novembro.

Uma benção

Na sexta-feira, em dois horários, a plateia lotou o teatro nas apresentações das 18h e das 20h com cerca de 400 pessoas em cada sessão. Além de aplaudir seus familiares, os elogios para o nível do espetáculo foram gerais. Houve gente que assistiu às duas apresentações da noite.

Foi o caso de Janete Diniz de Oliveira, 48 anos, moradora na Vila Maria, que tinha dois motivos especiais para estar lá: a neta Familly, de 9 anos, e a sobrinha Silvânia, de 28. A primeira, dança jazz na Casa do Jovem, e a segunda, no Parque Industrial.

“Estava tudo maravilhoso, nem vi o tempo passar, fiquei nos dois horários”, disse, elogiando a atividade. “É muito importante o que a Prefeitura faz, principalmente para as crianças, que às vezes não têm muito o que fazer e preenchem o tempo com uma coisa útil.”

Janete, que estava acompanhada da filha Tamires, ressaltou que a neta faz três atividades na Casa do Jovem, dança, balé e natação. “É uma benção”, concluiu.

Vovó orgulhosa

Maria Ivone Luzareli Souza, 67 anos, saiu da chácara em que mora, no município vizinho de Monteiro Lobato, e foi ao Teatro Municipal com o esposo Manoel com uma missão agradável e importante: ver as netas Ana Clara, 12 anos, e Ana Beatriz, 8, se apresentarem na Mostra. As duas dançam na unidade do bairro Palmeiras de São José, na região leste.

“Estava tudo muito lindo, elas estavam bem harmoniosas”, disse, com orgulho, ao lado da mãe das crianças, sua filha Ana Lílian. “Elas amam dançar, quando me visitam na chácara ficam o tempo todo fazendo suas acrobacias e a gente vê que é isso que elas gostam de fazer na vida”, completou.

Mãe e filha

Foi a primeira vez que Marcelo Maia, 40 anos, morador na região central, assistiu à Mostra de Dança da Prefeitura. Ele foi ao teatro com os pais e, após o espetáculo, não escondeu sua surpresa ao ver a irmã Mônica, 37 anos, e a sobrinha Rebeca, 9, se apresentando.

“Me surpreenderam, eu não sabia que elas dançavam tão bem. Foi tudo bem profissional, roupas bem elaboradas, tudo top mesmo”, elogiou Marcelo, completando que os cerca de 80 minutos de espetáculo não foram nem um pouco cansativos. “Eles fizeram uma dinâmica legal, com um número seguido do outro, sem intervalos.”

Mãe e filha dançam jazz na unidade do Palmeiras de São José, na região leste. A mamãe Mônica também pratica sapateado no Centro da Juventude, na região sul.

Bisavó emocionada

Terezinha Isabel, 74 anos, moradora no Bosque dos Eucaliptos, região sul, fez questão de procurar a organização da Mostra para falar do espetáculo e de sua relação com a Prefeitura.

“Eu acho a Prefeitura o máximo, tudo o que eu preciso com ela eu consigo, tudo mesmo”, ressaltou. “E eu vejo o que ela faz aqui com as crianças, com a sociedade, eu acho maravilhoso, só não vai quem não quer, porque tem muita atividade para fazer, seja para criança, idoso ou de meia idade.”

A razão principal da emoção de Terezinha, porém, passou pelo palco do teatro na sexta-feira. “Vim ver a minha bisneta, Heloísa Gabriele, por isso fiquei mais emocionada ainda”, confessou. A menina faz aula de dança no Residencial União, na região sul. “Ela gosta muito do que faz, tem toda a empolgação para aprender”, destacou a bisavô feliz.

O primeiro final de semana de apresentações da 23ª Mostra de Ginástica, Dança e Terceira Idade termina neste domingo com sessões às 17h30 e 19h30. O evento é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.