Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras, na região leste, viveu um domingo de festa. Sol, calor, piscina com bandeirolas, o cenário estava pronto para o 2º Festival de Natação – Região Leste, que reuniu alunos de cinco piscinas de unidades esportivas da região.

No total, 287 atletas a partir de 7 anos até acima de 70 anos disputaram 35 provas, entre 8h e 13h. O festival foi encerrado com a prova de revezamento 8x25 metros nado livre, com alunos do pré-mirim ao infantil. Um grande público prestigiou o evento, com muitos familiares e amigos dos nadadores.

A competição reuniu alunos das piscinas dos centros poliesportivos Jardim Cerejeiras, Vila Tesouro e Eugênio de Melo, do Centro Comunitário Vila Industrial e da piscina da Emef Maria Nazareth de Moura Veronese, no Jardim da Granja. Todos receberam certificados e medalhas de participação e, o mais importante, seus tempos foram registrados no verso dos certificados.

Um time de 30 professores de educação física, além de guarda-vidas, profissionais de saúde e pessoal de apoio garantiu o sucesso do festival.

Acompanhando as provas atrás do alambrado da piscina, Rômulo Barbosa da Costa, 31 anos, morador da Vila Industrial, na região leste, chamava a atenção pela bela camisa do seu time de coração. Porém, ele e a esposa estavam ali para torcer por outro esporte, a natação, e por outro “ídolo”, a filha Kamilly, de 11 anos.

Segundo o pai, a menina começou a nadar em uma escola particular e, há cerca de dois meses, transferiu-se para a piscina pública da Vila Industrial. Ele disse que o esporte tem sido importante para a saúde e a qualidade de vida de Kamilly. E que acha fundamental o apoio da família para os filhos praticarem esporte. "Se os pais não apoiarem, quem vai apoiar?"

Todas as idades

Uma das primeiras provas reuniu crianças do pré-mirim que ainda usam pranchas para manterem a flutuação. Em uma dessas provas, a vencedora foi Nathalia Trevisan da Silva, de 8 anos, que nada há quase 1 ano na piscina do Centro Poliesportivo Vila Tesouro. Depois da vitória, ainda um pouco ofegante, ela só disse o seguinte: "Foi legal". Mais festiva foi a reação da mamãe Daniele, que acompanhou tudo do alambrado: "Fiquei emocionada, até chorei", afirmou.

Poucos minutos depois, outra vencedora saía da piscina, porém com muito mais experiência. Diva Martins Felipe, de 64 anos, moradora no Jardim da Granja, nada há cerca de 15 anos na piscina da Emef Maria Nazareth de Moura Veronese, que fica no seu bairro.

"Comecei a nadar do zero, não sabia nada", disse a aluna, revelando que hoje nada todos os estilos. "Mas prefiro o crawl", completou. Depois, foi receber mais um certificado e uma medalha, encerrando sua atuação com uma foto com as colegas de natação Neuza e Célia.

Objetivos

Durante o ano, são programados três festivais regionais, nas regiões norte-centro, sul e leste, envolvendo os alunos regularmente matriculados nas 15 piscinas municipais. Os objetivos dos festivais são incentivar a prática da natação, oferecer aos alunos a primeira vivência de um campeonato, preparar para o Circuito Intercentros de Natação e promover a integração entre as unidades esportivas de cada região.

O Festival de Natação é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.